• Empatia Criativa

Decotellizando no LinkedIn

Escrito por Michele Louvores: https://www.linkedin.com/in/milouvores/


Chega um período do ano em que as agências começam a preparar seus cases para inscrever nos prêmios. E foi numa dessas que eu conheci a Escola Espertinho de Marketing Pessoal.


Espertinho era o personagem que escrevia os cases e, consequentemente, a ficha técnica. Lá, ele se espalhava. Colocava o próprio nome em todos os Jobs, especialmente naqueles em que não tinha participado.


Quando os resultados saíam, ele ia nas redes sociais e postava fotos com a equipe ao lado do prêmio e do certificado, sempre com uma legenda que exaltasse o esforço coletivo. No entanto, como a rede social era dele, a colheita dos louros era individual.


Espertinho fazia todo um movimento para aparecer como campeão, mas mesmo no LinkedIn não são poucos aqueles que utilizam do mesmo mecanismo não através da ação, mas da omissão.


Gente top voice que não bateu um prego numa barra de sabão por um projeto, mas em algum momento cruzou com seus idealizadores. Como a visibilidade da webcelebridade é maior, quando ela posta parabéns pra uma iniciativa à qual as pessoas a associam, numa única postagem paga de humilde e encorajadora. Passa por um grande que puxa os pequenos para o mesmo patamar em que está, quando na verdade, está se valendo da subida do outro para aparecer.


Muitas vezes esse grande está reproduzindo o mecanismo de opressão ao qual foi submetido durante toda a sua escalada. Só que ao fazer isso em cima dos pequenos, ele está sendo tão escroto quanto o Espertinho que deliberadamente falseia uma ficha técnica para biscoitar.



Vigiai. Especialmente a si mesmo. Brilhar com o troféu dos outros é feio, mas é sobretudo injusto com o esforço da vitória alheia. E se te derem crédito por um sucesso que não é seu, é mais seguro se antecipar. Dizer a verdade imediatamente, da mesma forma e nos mesmos canais que usaria para se exibir garante que você não será surpreendido por uma sujeira antiga que de repente emergiu para assombrar a sua reputação.



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo